sexta-feira, 20 de maio de 2011

DCC - Starter Sets - Parte 3

Voltando aos sistemas da Bachmann, agora vou falar do Dynamis. Essa foi minha segunda central e uma boa opção para quem quer fazer um upgrade após o EZ Command. A principal característica do Dynamis é o fato de ser Wireless. O controle de mão sem fio transmite e recebe os dados via infravermelho. Princípio semelhante a controle remoto de eletrônicos.



A Central

O set Dynamis vem com um controle de mão wireless, uma unidade receptora e fonte de alimentação de 2,7 Amp. É uma capacidade mediana. Se a maquete for grande, não é recomendável operar muitos trens simultaneamente. Para tal pode-se adquirir o booster de 5 Amp da própria Bachmann para aumentar sua capacidade.

Em termos de interface, o Dynamis possui uma das melhores entre todas centrais DCC e isso é um ponto alto do set. Um display grande com iluminação fornece todas as informações necesárias. Outro ponto positivo é a personalização do equipamento. Isso merece uma atenção especial e na seção dicas falo mais a respeito de como tirar melhor proveito do seu sistema.

Merece destaque características como a configuração de as todas funções individualmente como acesso momentâneo ou contínuo e é possível dar nome as locomotivas. Recursos presentes em centrais de primeira linha. Abaixo temos um vídeo demosntrativo.

Expansão

Além do booster para maior capacidade de corrente, o Dynamis dispõe de um módulo chamado "Pro-box" que implementa algumas funcionalidades como leitura dos decoders, possibilidade de adicionar receptores extras, pois a comunicação entre o controle de mão e unidade receptora é bidirecional, e saída separada para Programming Track.

Vantagens

Preço. Controla vários trens e acessórios. Altamente personalizável. Muitos recursos disponíveis. Display grande e completo. Faz programação dos decoders. Suporta funções de F0 a F20. Pode ter receptores extras ao longo da maquete(Pro-box).

Contras

Apesar do set ter valor acessível, os módulos de expansão custam mais que o dobro do set inicial.

Dicas

Relaciono algumas dicas interessantes que quando não observadas, pode gerar alguma dificuldade com o equipamento. Por ser um dispositivo wireless por ifravermelho, evite colocar a unidade receptora em local de incidência direta de luz forte ou sol. No menu de sistema, desabilite o "auto-stop"! Esse recurso faz com que os trens parem na maquete todas vez que o controle estiver fora do alncace do receptor. Isso é a causa de muita gente que recla de falha do infravermelho. Reduza também o tempo que a luz de fundo fique acesa. O padrão é um minuto e isso consome energia. Utilize pilhas recarregáveis.

Conclusão

Dependendo da cotação do dólar, mesmo comprando o Dynamis nos EUA e pagando impostos, pode ter a possibilidade de desembolsar menos de 500 reais por uma central com bastantes recursos. Então para quem já deseja uma central com mais recursos ou até mesmo para o iniciante, o Dynamis é uma ótima opção.

6 comentários:

  1. Ola quero digitalizar minha maquete qual o primeiro passo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta escolher uma central de comando DCC de acordo com suas necessidades.

      Excluir
  2. Para um iniciante, o que seria melhor o MRC Adavance ou o Dynamis da Bachmann? Fazendo uma relação custo beneficio.

    ResponderExcluir
  3. Como posso concertar meu E-Z Command Bachmann que eu liguei em 220V, e o transformador queimou, mas mesmo trocando, o equipamento não funciona?

    ResponderExcluir
  4. Marcelo,

    Estou montando uma maquete N, esta deve ser digital, cansei dos fios por baixo na minha maquete anterior HO. Vi que você esta usando o Sistema E-Z Comand Dinamys Wireless. Estou querendo comprar, mas não estou conseguindo informações sobre ele. Você poderia me passar algumas como: Ele controla os AMV's? tenho que colocar placas extras para isso? Como é o desempenho dele? Pode ser comparado ao MRC Advance Prodigy 2?

    Desde já agradeço.

    Um abraço.

    Antonio Zuchowski
    antonio.zuchowski@gmail.com.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcelo. Parabéns pelas observações. Sem dúvida são muito úteis. Eu uso o Dynamis há muito tempo e está perfeito para minha maquete, mesmo ela sendo grande.

    ResponderExcluir