terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Luzes no Tsunami GN

Para começar um feliz 2012 a todos. Vou interligar o meu blog ao meu canal do youtube, no qual faço atualizações mais frequentes para que esse aqui não fique esquecido.

Nesta primeira postagem de 2012 vou abordar sobre a ligação das luzes das locomotivas que usam os decoders Tsunami da série GN da Soundtraxx. Este artigo também serve como complemento a ótima matéria publicada pelo José Agenor em sua revista Trens Modelismo edição 75. Na revista estão as intruções de como instalar um decoder de som em uma G12 Frateschi mostrando as adaptações a serem feitas na locomotiva e a efetiva instalação e configuração de sons e motor do decoder Tsunami.

Explicando:

A série GN dos decoders Tsunami foi designada especialmente para as locomotivas da série Genesis da Athearn. Tais locomotivas ainda usam lâmpadas aos invés de LEDs e o decoder vem com regulador interno para limitar a voltagem nas outputs em 1,5 Volt. Essa voltagem é insuficiente para acender um LED, que dependendo da cor pode necessitar de mais de 3 Volts para o brilho total. Os LEDs que vem nas locomotivas Frateschi acendem com cerca de 2 Volts.

Instalando:

Então para utilizar LEDs em um decoder Tsunami GN, o fio positivo comum entre os LEDs, o de cor azul nos decoders com fio, vai em um terminal indicado como "14v". Na foto este terminal está destacado em azul e dali partem dois fios, sendo um para a luzes da frente da locomotiva e outro para as luzes de trás. A segunda imagem mostra como identificar o positivo nos LEDs.

Os outros terminais indicados em branco e amarelo correspondem respectivamente ao farol dianteiro (headlight) e traseiro (rear light). São nesses terminais que irão ser ligados o resistor em série com o negativo dos LEDs. Para cada função, um resistor. O valor desse componente pode variar entre 680 e 2K2 ohms em se tratando de farol da locomotiva. O mais usado é de 1K. Observe que o terminal da direita de cada par de auxiliares não é usado quando se trabalha com LEDs.


Configurando:

Nos decoders Tsunami os CVs que comandam as luzes principais da locomotiva são os: CV49 para headlight e CV50 para rear light. O valor padrão que vem no decoder é 15. Mas isso para operação com lâmpadas. Ainda sim os decoders Tsunami tem uma regulagem chamada "compensation mode" para os LEDs. Isto é feito adicionando-se 128 aos valores programados nos CVs correspodentes as luzes. Sendo assim para operação com LEDs teremos o valor 143 tanto para o CV49 quanto para o CV50. Esse ajuste proporciona um melhor contraste nos LEDs. Isso é notado claramente quando se usa a função F7 - Dimmer no Tsunami.

Temos aí a instalação e configuração básica das luzes da locomotiva usando os decoders da série GN da Tsunami. No próximo post mais dicas sobre os decoders Tsunami. Qualquer dúvida é só postar nos comentários que respondo.

2 comentários:

  1. Hi, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me.

    Thanks!

    Joel Houston
    JHouston791@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. boa noite marcelo voce ja vendeu sua maquete ??

    ResponderExcluir