domingo, 10 de abril de 2011

DCC - Starter Sets - parte 1

Vou iniciar aqui uma série a respeito de algumas centrais DCC que temos no mercado. Como são ítens que temos que trazer de fora, é sempre bom conhecer um pouco sobre o produto antes de comprá-lo. Nessa série serão apresentadas características, prós e contras das centrais com o qual já trabalhei. Assim espero ajudar aqueles que desejam entrar para o mundo dos trens com controle digital a fazerem a melhor escolha.

A primeira central a ser abordada é o EZ Command, fabricado pela Bachmann. É uma central de baixo custo indicada para iniciantes, para quem deseja simplicidade na operação e para quem não tem uma maquete muito grande.




A central:

O EZ Command vem com uma fonte com capacidade de 1 Amp. Corrente semelhante a de um controlador Frateschi. No entanto é possível expandir sua capacidade para 5 Amp adquirindo um booster. Isso para o caso de uma maquete maior com mais trens.

É uma central bem simples, apenas com leds indicativos. Aceita programação somente de endereços simples (1 a 9) e controla as funções de decoder na mesma faixa. O controle de velocidade é através do knob grande. É possível fazer consist.


O Set também conta com manual em inglês bem detalhado e um DVD com filme mostrando como usar o EZ Command. Muito bom.



Vantagens:

Preço, simplicidade de operação e ricas instruções de uso.



Contras:

Recursos limitados.


Conlusão:

Se você está começando, não quer ou não pode gastar muito, e deseja um sistema de fácil manuseio, o EZ Command é um ótimo ponto de partida. Nos EUA, tem o preço médio um pouco abaixo de 100 dólares.

5 comentários:

  1. Marcelo, o que seria consist nesse contexto do dcc?

    ResponderExcluir
  2. Consist significa a operação de várias locomotivas numa mesma composição. Tipo quando você tem o trem puxado por duas, três ou mais locomotivas. Como no DCC cada locomotiva tem um endereço, o consist funciona como um agrupamento desses endereços em um único. Assim quando você dá um comando de velocidade ou direção, todas vão responder, como na vida real.

    ResponderExcluir
  3. estou adquirindo um EZ Command usado, vc tem algum comentário, pois quero digitalizar minha maquete, abraços

    ResponderExcluir
  4. Caro Marcelo - Obrigado pelas dicas sobre o comando E-Z. Como eu quero controlar 4 locos vou precisar de booster (impulsionador de uns 6 amp.) Não consigo encontrar no mercado um booster. Seria possivel conseguir os planos de um circuito para construir um ? Grato pela ajuda. - Luis

    ResponderExcluir