domingo, 15 de janeiro de 2012

Tsunami e Lenz System

Conforme dito, agora teremos atualizações mais frequentes do blog. Hoje estou abordando sobre uma questão que cheguei a levar aos dois fabricantes e acabei por eu mesmo descobrindo a solução. O post também serve de dica para quem tem questão semelhante.

Quando adquiri o sistema Lenz DCC em sua última geração imaginei estar adquirindo uma central bem completa e que atendesse a todas as minhas necessidades. Necessidades de um usuário mais avançado. Por um momento tive a impressão de que o alto investimento não tinha compensado, no entanto percebi que em sistemas mais sofisticados, talvez o fabricante nem saiba de tudo que seu produto seja capaz.

Pela primeira vez tinha recebido o tão falado Soundtraxx Tsunami para digitalizar uma locomotiva. Esse decoder apesar de ter um ótimo som e desempenho, ainda está no estágio anterior no que se refere a quantidade de funções. Vai do F0 ao F12. Ainda sim a Sountraxx o anuncia com 14 funções. As duas extras são o engine startup através do ponto 1 do controlador DCC e o engine shutdown através do botão emergency stop. Acontece que sistemas americanos e europeus não tem a mesma configuração para o tal botãozinho vermelho. Não sei o que diz as normas da NMRA a respeito, mas cada fabricante diz que as segue.

Nos sistemas americanos como MRC e NCE, um toque no botão vermelho comanda uma parada apenas para o endereço controlado naquele momento. Caso precise de dar um stop geral na maquete tem que segurar o botão vermelho por 2 segundos ou mais. Os decoders Tsunami usam o primeiro caso para ativar o engine shutdown. Já nos sistemas europeus, o "emergency stop" é mais efetivo. Um simples toque nesse botão imobiliza tudo na maquete imediatamente. Se é parada de emergência, tem que ser no ato, não é verdade? 2 segundos é tempo suficiente para uma colisão entre os trens na maquete dependendo da velocidade das composições. Então como fazer para ter a sequência de desligamento do motor da locomotiva (engine shutdown) com o sistema da Lenz?



Um belo dia por acidente mudei a direção da locomotiva com ela em movimento. O resultado é esse do vídeo. Ao pressionar o botão de direção na cab, a locomotiva é zerada e para ao invés de dar um tranco e mudar a direção repentinamente. Nisso o Sr. Tsunami interpretou esse comando como 'engine shutdown"! Ou seja, essa ação tem o mesmo resultado do toquinho dos sistemas dos gringos.

Eu questionei ao pessoal da Lenz se o sistema deles tinha um comando para parar somente a locomotiva em controle, e não todas as do circuito. Pois o Tsunami necessita desse tipo de comando para dar o engine shutdown. Não souberam me responder e me limitaram a dizer sobre as duas configurações disponíveis do botão vermelho e que estão em conformidade com a NMRA. A Soundtraxx por sua vez disse não ter experiência com os sistemas da Lenz. Mas aí eu disse a eles que o EZ Command que é bem popular nos EUA, usa tecnologia Lenz.

Conclusão, esse pessoal deveria fazer mais testes com seus produtos. Pois com representações espalhadas pelo mundo e a internet, tais ítens terão uma variedade enorme de consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário