quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mais Tsunami - Manual Notch

Esse post é dedicado ao recurso "Manual Notching" no decoder Tsunami. O notch manual significa que você tem o controle dos pontos de aceleração do motor independentes do controle de velocidade. Esse recursos aumenta o realismo na condução do trem, em contra partida exige um pouco de habilidade no controle também. Se você não está acostumado com esse modo, vai sentir um pouco de dificuldade no começo. Mas depois que pegar o jeito vai gostar da coisa. Também estou dando umas dicas de remapeamento de funções nos decoders Tsunami Diesel. Confira.



Em termos práticos, o botão que você controla a velocidade da locomotiva continua na mesma. O que é diferente é que o "barulho" do motor vai ser controlado nas funções e não mais vai estar atrelado ao movimento da locomotiva. Por exemplo, usando o notch manual, você pode retornar ao neutro em situações como manobras em baixa velocidade ou se estiver descendo uma rampa. Pessoalmente acho muito feio a locomotiva andando sozinha devagarzinho com motor gritando, ou então descendo rampa acelerando. Cenas totalmente fora da realidade. E para quem tem maquete pequena, pode levar o motor ao ponto máximo com a locomotiva parada.

Então, quais os ajustes a serem feitos? Primeiro temos que habilitar o notch manual gravando o valor 16 no CV 116. Fazendo isso, o Tsunami alterna as funções "Radiator Fans" e "Air Compressor" para "Notch up" e "Notch Down" respectivamente. Com isso, você pode configurar essas funções para serem executadas de forma aleatória gravando o valor 3 no CV 112. Ê Soundtraxx! Já passou da hora de aumentar o número de funções do Tsunami hein!!!

Com essas alterações o controle do notch vai ficar nas funções F9 e F10. O startup e shutdown também fica nessas funções, não necessitando mais de usar o emergency stop para desligar a locomotiva. E também acaba com aquele problema da locomotiva andar antes de ligar o motor. Só que para acessar a função F10 geralmente você tem que apertar um tal de Shift na sua central DCC ou até entrar com os dois dígitos da função. Como é uma função relativa a condução da locomotiva, é mais interessante que ela fique no primeiro grupo de funções com acionamento apenas em um toque. Ao menos a Soundtraxx permite o reampeamento das funções do Tsunami. Vamos ver como é feito.

Nos meus projetos eu mapeio as funções notch up e notch down em F6 e F7 respectivamente. O F6 vem de fábrica para comandar um dos auxiliares. Se sua locomotiva tem ditch lights, você pode mapear as duas luzes numa única função. Por exemplo, para que as duas ditch lights acendam ao mesmo tempo na função F5, grava-se o valor 6 no CV 39. Com a função F6 liberada, para ela receber o notch up gravamos o valor 64 no CV 40. E para o notch down no F7, também teremos o valor 64 no CV 41. Como o Tsunami vem com a função de luz baixa (Dimmer) no F7, para não perdermos esse recurso, transferimos para a função F, gravando o valor 8 no CV44.

Caso queira fazer mais alguma alteração na disposição das funções do seu decoder Tsunami, estou publicando também a tabela de mapeamento extraída do manual do decoder. Basta cruzar a coluna das funções com a dos CVs para ver qual valor será gravado. Qualquer dúvida, é só postar nos comentários.