sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Maquete a venda


O post de hoje é com mais informações sobre a minha maquete, pois a mesma está a venda. Não significa que estou desistindo do projeto, mas é que estou tendo dificuldades com o tablado de 2mts no meu apartamento. Pretendo fazer um menor. Como não tenho espaço, tenho que me desfazer do atual.
A maquete é de 2,00 por 1,10mts. Compensado de 15mm com sarrafos de cedro. Dois ovais independentes ligados por um travessão(permite circular dois trens simultaneamente). A cortiça foi cortada no formato do lastro. Possui 8 AMVs, sendo 7 operacionais. Todo o material é Frateschi. O anel interno corresponde ao externo da maquete ABC da Frateschi(curvas 4219) e o externo tem curvas mais abertas(4166 e 2222), assim permite rodar composições de passageiros com melhor aparência, além de locomotivas importadas. Há um pátio duplo e um pátio simples, ambos com trilho dedesengate em suas respectivas entradas. Há também um ramal duplo para garagem de locomotivas já com ligação pronta para os interruptores de energia do trecho. O AMV não operante representa uma possível expansão do traçado, assim evita-se de arracar trilhos no futuro caso deseje aumentar a maquete. Acompanha um controlador Frateschi. O valor da maquete é de R$600,00.

Acima detalhe da composição de passageiro passando pela curva. Pode-se notar que não há deslocamento lateral.

O ideal e terminar a maquete em cima de dois cavaletes. Ainda sim pode-se guardar o tablado na vertical. Como não iniciei decoração, fica a gosto do modelista escolher o tema de sua preferência. Qualquer dúvida é só perguntar. No mais um feliz 2010 a todos!

sábado, 7 de novembro de 2009

Conexões Elétricas


Paralelo ao assentamento dos trilhos, estou fazendo as instalações elétricas da maquete. Essas instalações consistem nas ligações dos fios das bobinas dos AMVs e alimentações nos trechos de interrupção. Como sou técnico de informática, me veio em mente um meio mais prático de fazer as conexões do painel de controle com a maquete. Utilizei para isso conectores do tipo DB25, aqueles mesmos que vinham nas impressoras antes da tomada USB. O conector macho é que vem dos interruptores do painel e já está pronto. Na foto esquerda temos a conexão feita e na outra o detalhe da tomada fêmea preso na lateral do estrado. Nota-se que utilizei uma chapinha de estireno para evitar de furar o estrado. Os pinos vazios é porque ainda faltam implantar mais algumas bobinas dos AMVs. Com esse tipo de conexão, fica mais fácil desconectar o painel da maquete em caso de transporte ou manutenção.

domingo, 25 de outubro de 2009

Superelevação nas curvas


Enfim terminei o assentamento definitivo do oval externo. Fixei os trilhos na cortiça com preguinhos fazendo a superelevação nas curvas. Usei tirinhas da própria cortiça embaixo do trilho externo da curva. O efeito fica mais legal quando passa a composição de passageiros como pode ser visto na foto, a ligeira inclinação do trem. Agora é comprar mais cortiça e trilhos para terminar os pátios e fazer o triângulo.
Voltando a foto, mais um detalhe interessante, a locomotiva parada e com os faróis acesos. O controlador é Frateschi mesmo.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Bobina Frateschi Undertable


Maquete pequena a gente tem que aproveitar todo espaço possível. Como as bobinas dos AMVs (desvios) da Frateschi são bem grandinhas, e há uma certa dificuldade em conseguir modelos importados que funcionam por baixo do tablado, resolvi adaptar o modelo nacional para que tivesse o mesmo efeito. Nesse caso, aproveitei a própria agulhinha do AMV reforçando-a com uma pecinha de plástico rígido. O pino que aciona o AMV foi feito com pedaço de clip soldado a quente na pecinha de plástico. Finalizei com um acabamento de massa putty e tinta preta. Já na caixinha do AMV, foram feitos dois furos com brocas de 3mm para receber os parafusos de afixação na madeira.

Já enviei essa sugestão a Frateschi. A meu ver a bobina undertable seria o casamento perfeito com os AMVs de nickel silver. Para o fabricante basatria produzir uma caixinha retangular, uma vez que a bobina por baixo não tem distinção de lado. Me responderam que teriam dúvidas se uma bobina undertable teria boa aceitação no mercado. O que vocês acham?

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Desengate Frateschi



Um vídeo que fiz mostrando a operação com a grade 4110D da Frateschi.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Começando

Nesta primeira imagem tem o meu tablado de 2,00m x1,10m com parte das linhas assentadas. Utilizei compensado de virola de 15mm montado em estrado de cedro. A ferrovia em escala HO será confeccionada com material Frateschi. Está sendo utilizado as caixas B e C do sistema Hobby Trilho com mais alguns AMVs e grades adicionais, rígidas e flexíveis. O projeto de minha autoria prevê dois ovais com controladores independentes para propiciar a circulação de dois trens ao mesmo tempor em sentidos opostos, três pátios sendo um deles com ramal duplo, uma garagem para duas locomotivas além de um triângulo de reversão para as mesmas.