sexta-feira, 20 de maio de 2011

DCC - Starter Sets - Parte 3

Voltando aos sistemas da Bachmann, agora vou falar do Dynamis. Essa foi minha segunda central e uma boa opção para quem quer fazer um upgrade após o EZ Command. A principal característica do Dynamis é o fato de ser Wireless. O controle de mão sem fio transmite e recebe os dados via infravermelho. Princípio semelhante a controle remoto de eletrônicos.



A Central

O set Dynamis vem com um controle de mão wireless, uma unidade receptora e fonte de alimentação de 2,7 Amp. É uma capacidade mediana. Se a maquete for grande, não é recomendável operar muitos trens simultaneamente. Para tal pode-se adquirir o booster de 5 Amp da própria Bachmann para aumentar sua capacidade.

Em termos de interface, o Dynamis possui uma das melhores entre todas centrais DCC e isso é um ponto alto do set. Um display grande com iluminação fornece todas as informações necesárias. Outro ponto positivo é a personalização do equipamento. Isso merece uma atenção especial e na seção dicas falo mais a respeito de como tirar melhor proveito do seu sistema.

Merece destaque características como a configuração de as todas funções individualmente como acesso momentâneo ou contínuo e é possível dar nome as locomotivas. Recursos presentes em centrais de primeira linha. Abaixo temos um vídeo demosntrativo.

Expansão

Além do booster para maior capacidade de corrente, o Dynamis dispõe de um módulo chamado "Pro-box" que implementa algumas funcionalidades como leitura dos decoders, possibilidade de adicionar receptores extras, pois a comunicação entre o controle de mão e unidade receptora é bidirecional, e saída separada para Programming Track.

Vantagens

Preço. Controla vários trens e acessórios. Altamente personalizável. Muitos recursos disponíveis. Display grande e completo. Faz programação dos decoders. Suporta funções de F0 a F20. Pode ter receptores extras ao longo da maquete(Pro-box).

Contras

Apesar do set ter valor acessível, os módulos de expansão custam mais que o dobro do set inicial.

Dicas

Relaciono algumas dicas interessantes que quando não observadas, pode gerar alguma dificuldade com o equipamento. Por ser um dispositivo wireless por ifravermelho, evite colocar a unidade receptora em local de incidência direta de luz forte ou sol. No menu de sistema, desabilite o "auto-stop"! Esse recurso faz com que os trens parem na maquete todas vez que o controle estiver fora do alncace do receptor. Isso é a causa de muita gente que recla de falha do infravermelho. Reduza também o tempo que a luz de fundo fique acesa. O padrão é um minuto e isso consome energia. Utilize pilhas recarregáveis.

Conclusão

Dependendo da cotação do dólar, mesmo comprando o Dynamis nos EUA e pagando impostos, pode ter a possibilidade de desembolsar menos de 500 reais por uma central com bastantes recursos. Então para quem já deseja uma central com mais recursos ou até mesmo para o iniciante, o Dynamis é uma ótima opção.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

DCC - Starter Sets - Parte 2

Nesta segunda parte da série DCC Starter Sets trago o sistema Prodigy Advance feito pela MRC. Foi a primeira central que conheci, isso na Associação Mineira de Ferreomodelismo. O set utilizado é o tradicional, mas a linha também dispõe do sistema sem fio via rádio, podendo converter uma cab normal em wireless.

A Central:



O MRC Prodigy Advance já está na versão 2 "Squared". Essa é a informação para compra. O sistema vem composto da central de comando, cab ou controle de mão(foto acima) e fonte de alimentação com capacidade de 3,5 Amp. Corrente mais do que necessária para um set inicial. Poder rodar trens com 3 ou 4 locomotivas numa boa. Agora se a maquete for bem grande com mais linhas, recomenda-se o uso de um ou mais boosters conforme o circuito.



Ainda sobre a central, há saídas para duas cabs extras e trilho de programação. lembrando que com painéis de extensão pode ligar até 99 cabs. Agora vou falar sobre a cab, controle de mão:



A Cab MRC prodigy Advance, como o nome já diz, tem recursos avançados. Então para quem for iniciante, limite-se apenas a controlar os trens e programar os endereços. Depois que tiver mais conhecimento no assunto explore as outras funcionalidades. No vídeo abaixo temos uma demonstração básica das principais funções do sistema.






Vantagens:


Controla vários trens e acessórios, display de informações, suporta funções de F0 a F28, lê e faz toda programação dos decoders(alguns podem requerer booster de programação), possibilidade de expansão do sistema.


Contras:


No display só aparece funções até F12, falta tecla de limpeza(esc, clear, backspace...), custo alto no Brasil.


Conclusão:


Para iniciante, comece com os recursos básicos ou vai se atrapalhar bsatante. Agora se você já conhece um pouco de DCC ou vai para sua segunda central DCC, O MRC Prodigy Advance é uma boa escolha. Nos EUA é encontrado desde 250 dólares. No Brasil é possível achar para pronta entrega em algumas lojas a cerca de 850 reais.